segunda-feira, 9 de abril de 2018

ATA 20 - Reunião [outubro] COMCCRI


Aos 30 dias do mês de outubro do ano de 2017, às nove horas da manhã,      reuniram-se nas dependências da Sala de Conselhos, no Pavilhão de Exposições José Ijair Conti, os seguintes representantes do Conselho Municipal de Políticas Culturais (COMCCRI): Representando a Sociedade Civil: Maxwell Sandeer Flor (Dança); Fabiano Peruchi (Teatro); Daniele Cristina Pereira (Artes Visuais). E representando o Setor Governamental: Ismail Ahmad Ismail (Fundação Cultural de Criciúma), Jansen C. T. dos Santos (Procuradoria); Realdo Medeiros (Fundação Cultural de Criciúma - Museu Municipal Augusto Casagrande); Taise Martins Possidonio (Fundação Cultural de Criciúma – Teatro Municipal Elias Angeloni e Biblioteca Municipal Donatila Borba); Marco Antonio Cimolin (Secretaria Municipal de Assistência Social); Gislene dos Santos Sala (Secretaria Municipal de Educação).
            Iniciou-se a reunião seguindo os itens da pauta. Item 1) Retorno da FCC em relação ao Fundo Municipal de Cultura e ao Lançamento do Edital Cultura Criciúma, solicitando prazo de retorno de forma registrada, por e-mail ou ofício ao COMCCRI. Item 2) Solicitação de Fórum do Patrimônio Cultural para encaminhar PL do Patrimônio Material e Imaterial, revogando a Lei: 3.700/98. Item 3) Solicitação de avaliação a Comissão de Tombamento sobre a intervenção do bem histórico Chaminé do Bairro Próspera, bem tombado por intermédio do Decreto SG/Nº 490/11 descrevendo a descaracterização, pelo fato do revestimento e remoção de material cerâmico. Item 4) Avaliação da V Conferência Municipal de Cultura de Criciúma. Item 5) Avaliação da Festa das Etnias 2017.
            Debateu-se sobre a necessidade de o governo depositar o dinheiro do Fundo Municipal de Cultura e das conseqüências negativas para a Cultura de Criciúma de esse depósito não ser realizado... Para isso, debateu-se a urgência em encaminhar com rapidez o Plano Municipal de Cultura. Solicitou-se pedido que a Fundação Cultural de Criciúma (FCC) retornar em ofício escrito sobre o Fundo Municipal de Criciúma e o Lançamento do Edital Cultura Criciúma.
            Nesta reunião debateu-se sobre o COMCCRI mostrar mais as ações positivas realizadas pelo setor Cultural de Criciúma, para superar esse momento crítico em que a Cultura nacional está passando. Definiu-se a necessidade de trabalhar ações em conjunto com a comunidade, trazer a Câmara de Vereadores de Criciúma e deputados da região para se envolver com o Fundo Municipal de Cultura de Criciúma e o Plano Municipal De Cultura. Solicitou-se uma reunião entre Conselho Municipal de Políticas Culturais (COMCCRI), a Fundação Cultural de Criciúma (FCC) e o Prefeito de Criciúma para mostrar a importância da área Cultural para o desenvolvimento do município, apresentar números sobre a Cultura de Criciúma e sobre a ampla abrangência da área cultural. Entrou-se em consenso de antes da reunião com o Prefeito de Criciúma enviar as pautas para o Gabinete do Prefeito, a fim de que o mesmo possa se inteirar antes do tema a ser debatido na reunião e assim trazer respostas aos questionamentos.
            Discutiu-se sobre a descrença dos artistas perante o cenário atual em relação às políticas públicas. O conselheiro Ismail Ahmad Ismail ficou responsável por encaminhar a solicitação de reunião com o Prefeito de Criciúma e entrar em contato com o Gabinete do Prefeito.
            Definiu-se que o COMCCRI encaminhará o ofício para Comissão de Tombamento para apresentar à sociedade a nova Proposta de Lei do Patrimônio Material e Imaterial. Solicitará que se faça uma análise e descrição de como se descaracterizou o bem histórico da Chaminé do Bairro Próspera.
            Referente à Avaliação da V Conferência Municipal de Cultura levantou-se como pontos positivos: Que pela primeira vez a sociedade civil esteve à frente da organização da conferência; o fator de as análises setoriais não ter sido divididas por setores e sim todos debatendo juntos o que melhor para a Cultura do município de Criciúma, sendo um debate mais democrático; a organização do evento foi elogiada, com o Coffe Break: integração entre os setores e apresentações culturais, e a participação de pessoas novas, que nunca haviam participado antes de uma Conferência Municipal de Cultura, renovando a participação cidadã na conferência.
            E como pontos negativos da V Conferência Municipal de Cultura levantou-se a ordem do cerimonial, que não seguiu o protocolo. Referente a este fato o Presidente do Conselho Maxwell Sandeer Flor respondeu que foi ele que se responsabilizou pelo cerimonial e que nas próximas realizações atentará para manter o protocolo. Comentou-se também sobre a localização da conferência e a possibilidade de se realizar a Conferência na UNESC para atrair também os alunos das áreas artísticas e solicitou-se a possibilidade de ser transmitido ao vivo pelo Facebook do Conselho Municipal de Políticas Culturais. Foi pontuado também como ponto negativo o fator de outras atividades e palestras terem sido marcadas para o mesmo dia e horário no município, o que dividiu o público da Conferência.
            O resultado da V Conferência Municipal de Cultura de Criciúma de modo geral foi avaliada pelos conselheiros do COMCCRI como positiva e bem produtiva. E foi debatida a importância de ter havido conferência neste ano, mesmo neste período crítico para a Cultura nacional.
            Levantou-se como informação que para os novos integrantes do conselho será aberta inscrições no site da Fundação Cultural de Criciúma. E o próximo Fórum está marcado para a data de 10 de Março de 2018.
            Estamos chegando ao final do ano e ficou definido que as próximas reuniões do COMMCRI em 2017 serão nas datas de: 27 de Novembro e 18 de Dezembro de 2017 e posteriormente poderá haver uma confraternização a definir data e local.
            Referente à avaliação da Festa das Etnias de 2017, a realização da festa em novos moldes, focando nos artistas locais e eliminando os shows nacionais foi analisada como positiva. Levantou-se que a festa não foi excelente de público devido à chuva, e houve resistência do público devido à falta de shows nacionais. Entretanto, foi positiva a realização da festa mesmo em tempos de crise financeira. Foi realizada uma festa econômica. O conselheiro Ismail Ahmad Ismail ficou de trazer na próxima reunião os números financeiros da bilheteria.
            Notou-se a necessidade de uma maior união para realização da festa referente à União das Etnias, pois muitas etnias recusaram-se a vir com toda sua gastronomia e seus grupos folclóricos. Muitas etnias se demonstraram descontentes de a Festa das Etnias ter saído do Centro de Eventos José Ijair Conti e ter sido instalada no Parque das Nações.
            Os conselheiros debateram a necessidade de a Festa das Etnias ser repensada e debatida, buscando valorizar os grupos étnicos, a gastronomia, e ser uma festa da população criciumense. Relata-se a necessidade de estas associações étnicas serem mais atuantes no município durante todo o ano e não apenas na Festa das Etnias. A Festa das Etnias deve representar a Cultura criciumense, a população deve ter identidade com a festa.
            O presidente do Conselho Maxwell Sander Flor parabeniza a Fundação Cultural de Criciúma (FCC) pela realização da Festa das Etnias, que voltou a ser uma festa mais popular. O conselheiro Maxwell argumentou que a Fundação Cultural de Criciúma mesmo com uma equipe pequena, conseguiu fazer uma grande festa. “De agora em diante é melhorar a relação com a União das Etnias para realizar melhorias para os próximos anos”. Solicitou-se para os próximos anos a realização de melhorias na estrutura do palco. Montar um palco mais elevado para as bandas e um sub-palco para os grupos de dança. E pensar antes quais materiais de iluminação e sonorização serão necessários para cada apresentação,  pensar no mapa de luz, mapa de palco e números de microfones necessários para cada apresentação.
            Os conselheiros analisaram que houve um avanço no sentido da mediação da comunicação da Festa das Etnias, do release da programação disponível e mais acessível a todos, com o tempo das apresentações. Concluiu-se que no Parque das Nações ficou muito boa a realização da Festa das Etnias. De agora em diante é somente ir aprimorando os detalhes da festa.
            Como pauta para próxima reunião ficou já registrada o Item: Avaliação da Feira do Livro. E deixou-se aberto para que os conselheiros enviem por e-mail novos itens para ser inseridos como pauta da próxima reunião.
            Sem mais nada a tratar, encerrou-se a reunião e eu, Taise Martins Possidonio, conselheira governamental representante do setor Biblioteca Municipal Donatila Borba e Teatro Municipal Elias Angeloni, lavro a presente ata, que será assinada abaixo por todos os conselheiros presentes na reunião.

COMCCRI - Conselho Municipal de Políticas Culturais de Criciúma.



Nenhum comentário:

Postar um comentário